Gibson LPJ x TRIBUTES x STUDIO CONVENCIONAL


   Resolvi postar essa simples dúvida, pois acho que muitos que pretendem comprar um desses modelos possam tê-la também.

Dúvida:

"Tenho lido seu blog e queria uma ajuda. 

    Estou interessado em comprar uma Gibson. Existe diferença no som, sustain e etc.  em comparação LPJ, Tribute 50 ou Studio com captadores 490R/498T ?

      Em termos de acamento acredito ser Studio, Tribute e LPJ (melhor para pior) correto ? "


Minha Opinião:

       Realmente, esses 3 modelos são quase a mesma coisa, inclusive com a mesma madeira do corpo, mesmo sistema de alívio de peso, braço e escala. E, principalmente pela mesma captação 490/498, acredito que soem e tenham as mesmas características de timbre. Suas pequenas diferenças, como você colocou, são realmente mais estéticas. O som deve ser o mesmo. Mais coisa de mercado mesmo.... Lembrar dos P-90 e Mini-humbuckers de alguns modelos e dos "novos" Dirty Fingers nas Tributes ´70.
      A sequência quanto o acabamento, é o mesmo que você disse. A Studio é melhor acabada que a LPJ. Mas tem gente que prefere um acabamento mais fosco, um cover preto, ausência de escudo etc. Essa também é a sequencia dos preços, sendo a Studio a mais cara desses modelos.

      Uma diferença que pode ser importante para alguns: PERFIL DO BRAÇO. A LPJ e a Tribute ´50 são perfil 50 (mais grosso e arredondado); a Tribute ´60 e a Studio convencional 2013 são perfil 60 Slim-fast.
      Abraço a Todos !!

Comparem esses modelos no Gold Top:



LPJ 2013 - Hardware e captadores (490/498) 
cobertos em preto,  ausência de escudo e 
High Gloss.
TRIBUTE 50 HUMBUCKER 2012 - Bobinas dos 
captadores (490/498) expostos e ausência de 
High Gloss.
TRIBUTE ´50 2013 - Captação P-90,
restante igual às demais Tributes 2013.

TRIBUTE ´60 2013 - Burstbuckers 1 e 2, 
semelhante às outras Trbute.
TRIBUTE ´60 2012 - Igual a uma Tribute ´50 
2012 com P-90 no lugar do 490/498.
Tribute ´70 2012 - Igual a uma Tribute ´50 2012
com Mini-Humbuckers no lugar do 490/498.
TRIBUTE ´70 2013 - Captação Dirty Fingers,
teoricamente um dos mais "fortes" da Gibson.





STUDIO - Notem que esse Goldtop é um pouco mais
claro e brilhante que das Tributes/LPJ, mais 
próximo dos modelos Tradicional/Standard.

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito bom o artigo, vale lembrar que de todas, acho que a melhor custo benefício é a Tribute 60' pois já vem "tunada" com tarrachas Grover. A captação da minha até agora não sei se são os Burstbuckers ou os 490/498, pelo artigo seria o primeiro, mas sei que me agradou bastante o timbre com um grave bem encorpado e com bastante definição, médios e agudos na medida para o meu gosto. Tem o braço fino e confortável, o único "problema" é a ausência do Hi Gloss mas com certeza é uma excelente compra.

      Excluir
    2. Gilberto, muito obrigado pelas considerações !!
      Sua opinião é muito útil aos interessados nessas guitarras !

      Abraço !

      Excluir
  2. E ae rapaz.. Td bem?

    Será que vc pode me ajudar?
    Adquiri recentemente uma Gibson Studio 2011, e estou na dúvida dos caps dela, seria Burstbucker Pro ou os 498T/480R?

    Abraço,

    John

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John,
      Os modelos Studio convencionais costumar ter os 498/490 de fábrica, inclusive a sua Gibson 2011. Os Burstbuckers PRO vêm nos modelos Standard e em algumas Custom. As Studios Tributes têm vindo com outros captadores mas são séries limitadas. Os captadores da sua guitarra são, provavelmente, os 498/490 mesmo.

      Espero ter ajudado!

      Abraço

      Excluir
    2. Olá, obrigado pela resposta... Vou colocar mais fogo na dúvida, olha esse link,,, Mesmo modelo e ano da minha...

      http://www.amazon.com/Gibson-Les-Paul-Studio-Electric/dp/B000PFLKAY/ref=cm_cr_pr_pb_t

      Excluir
    3. Olá !
      Realmente você tem toda razão !!
      Esse seu modelo de STUDIO é o chamado SATIN, um pouco diferente das STUDIOS convencionais. Nessa série, realmente os 498/490 dão lugar a um par de BURSTBUCKERS PRO.

      Ótima observação !!
      Para mim, diria que essa guitarra tem uma vantagem que eu desconhecia, em relação as Convencionais, os Burstbuckers PRO que eu, pessoalmente, gosto mais que os 498/490.

      Obrigado pela informação !

      Abraço!

      Mande fotos da sua guitarra !!

      Excluir
  3. Acho que resolvemos a questão,,,

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Recentemente comprei a Gibson LPJ Top Gold por achar ela linda, bom preço, timbre encantador e muito boa de tocar com uma ação impressionante de 0,8 mm na 1ª corda. Fiquei muito satisfeito com a guitarra, realmente me surpreendeu. Veio toda regulada de fábrica, não precisei fazer nada, só trocar as cordas é claro. Só uma coisa está me incomodando, é um ruído característico de falta de aterramento, mas já verifiquei tudo e até agora não encontrei nada. Minha Fender Stratocaster fazia a mesma coisa, dava um ruído e quando colocava a mão nas cordas parava, bastou eu colocar um cabo blindado na saída do potenciômetro para a tomada p10 de saída e resolveu, mas a Gibson já é toca com cabos blindados. Se tiverem uma sugestão favor mandar email para : jeronimofoto@hotmail.com Obrigado e recomento esta guitarra para que ainda estiver com dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeronimo,

      Já verificou se a instalação dos captadores e aterramento está em ordem ? Um outro detalhe que resolveu o ruído de uma Strato minha, foi realizar a Blindagem de toda a câmara de fiação.

      Além desses pontos, acredito que seja melhor levar para um Luthier.

      Espero ter ajudado e obrigado pela contribuição.
      Abraço.

      Excluir
    2. Minha fender stratocaster MIM já veio com blindagem de tinta condutiva, que alias é muito eficiente, tão eficiente quanto uma blindagem de cobre, mas tinha um erro, não colocaram cabo blindado na sida do sinal para o conector p10 e naquela área como era um furo, não tinha a tinta condutiva, bastou trocar os dois fios por um cabo blindado. Esta Gibson como todas as outras não possui blindagem, mas como os cabos são todos blindado isto não se faz necessário. Considerando o teu raciocínio tudo leva a crer que possa ser os captadores, uma vez que eles são de plástico e não de metal como os outros modelos. Vou tentar colocar um outro captador captador para ver se resolve. Como a guitarra está na garantia não posso colocar blindagem por enquanto. Obrigado pelas dicas.

      Excluir
    3. Olá Jeronimo,

      Nos conte depois como resolveu o problema.

      Abraço

      Excluir
    4. Os captadores da Gibson LPJ são fixados através de um conector de 5 pinos e notei que o 498T da ponte que tinha ruído estava com os fios diferentes do 490R que não tinha ruído, então coloquei os fios do conector do 498Tna mesma sequencia do 490R e o ruído sumiu. Fiz uma blindagem com fita adesiva de alumínio 3M em todas as cavidades também. A sequencia certa dos fios de cima para baixo é branco, verde, vermelho, preto e malha.

      Excluir
    5. Boa noite Jerônimo,

      Obrigado pelas informações! Fica uma ótima dica para esse tipo de problema!

      Abraço.

      Excluir